terça-feira, 7 de junho de 2011

plano de aula para trabalhar as regras do R


ATIVIDADE DE ORTOGRAFIA


O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discriminação auditiva, atenção e ritmo.
Os sons do “R” e suas representações gráficas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sobre a estruturação da escrita alfabética que é realizada da esquerda para direita, de cima para baixo.
Distinção entre vogal e consoante.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:
Vídeo da música “Aquarela”:
http://www.youtube.com/watch?v=UjRwuGsugdE 



Atividade 1
Inicie a aula distribuindo a letra da música “Aquarela” para os alunos. Em seguida, passe o vídeo da música para que eles acompanhem.
Coloque novamente a música e desta vez peça aos alunos que circulem todas as palavras que tenham a letra R.



Atividade 2
Forme pequenos grupos de no máximo 5 alunos e peça para que eles listem as palavras encontradas na música, observando o som e a posição da letra R.
Peça para que os alunos observem as palavras listadas e circulem as letras que estão ao lado da letra R.
Peça que observem e respondam: Das palavras citadas na lista, em quais palavras encontramos a letra R entre vogais? Vá para lousa e liste as palavras encontradas pelos alunos.
Faça perguntas que levarão os alunos as descobertas das regras da letra R : O R está no meio de quais letras? Qual o som do R? O seu som é forte ou fraco (brando)?
É importante pronunciar cada palavra ou pedir que as crianças façam isso observando a pronúncia e as letras que se encontram antes e depois da letra R.

Atividade 3
Agora os alunos terão que listar as palavras que começam com a letra R e que possuem “dois erres” (RR):
Continuar o debate: Observem o som do R nestas palavras. Coloquem o dedo no pescoço abaixo do queixo e digam “AMARELO” e “RISCOS”. O que vocês sentiram ao pronunciarem a palavra RISCOS? Qual a diferença que perceberam? O som da letra R é forte ou fraco (brando)? Agora digam as palavras RISCOS e CORRO como o dedo no pescoço, abaixo do queixo. O que vocês perceberam? O som é igual? A posição da letra R é a mesma?
Liste as seguintes palavras na lousa/quadro e pergunte: Quais letras estão ao lado da letra R? Em todas as palavras a letra R está ao lado de uma vogal? Ao lado da letra R tem uma consoante?
Peça para que os alunos digam as palavras em voz alta (com o dedo no pescoço abaixo do queixo) o que sentem ao pronunciarem a letra R. O som é forte? Quantos erres há na palavra?
Liste no quadro outras palavras com a mesma regra para que o aluno perceba que nesta regra, onde há uma consoante+R+ vogal, o som do R é forte e coloca-se apenas uma letra R.


Atividade 4
Para finalizar as regras do R, peça para que os alunos circulem a letra que vem antes da letra R nas seguintes palavras:
Promova debates até que os alunos cheguem as regras esperadas. Qual o som da letra r? É forte ou fraco (brando)? Qual letra vem antes do R? O som da letra R na palavra AMARELO e QUALQUER é o mesmo?
Registre na lousa/ quadro todas as regras encontradas pelos alunos.
Distribua uma tabela com as regras descobertas e peça para que os alunos colem no caderno para consultá-las.

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